RESUMO:
A qualidade de vida no teletrabalho é um campo a ser explorado, principalmente se considerarmos o contexto da gestão pública. Assim, por ser um tema recente, em evidência e com poucos estudos com foco na administração pública, é pertinente realizar uma análise mais detalhada a respeito dos fatores que interferem na consolidação desse formato de trabalho. Portanto, o presente trabalho tem como propósito observar e identificar os efeitos do teletrabalho na Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) e bem-estar dos servidores técnicos-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA participantes do Programa de Gestão e Desempenho – PGD. Para o alcance do seu objeto, têm-se como objetivos específicos: (i) Avaliar a percepção dos servidores técnicos-administrativos de Instituições Federais de Ensino participantes do Programa de Gestão e Desempenho – PGD em relação a Qualidade de Vida no Teletrabalho; (ii) Investigar os fatores que influenciam o bem-estar subjetivo dos servidores técnicos-administrativos de Instituições Federais de Ensino Superior participantes do Programa de Gestão e Desempenho – PGD e (iii) Oferecer um diagnóstico sobre a Qualidade de Vida no Teletrabalho a fim de suscitar reflexões a respeito da continuidade e aprimoramento do teletrabalho no contexto da adesão ao Programa de Gestão e Desempenho – PGD no IFPA. Nesse sentido, foi conduzida uma investigação quantitativa, caracterizada por sua abordagem exploratória e descritiva. Para a aferição da qualidade de vida no teletrabalho foi utilizado o questionário “Escala de Fatores de Qualidade de Vida no Teletrabalho”, desenvolvido e validado por Andrade (2020). A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários pelo Google Forms, sendo necessários pelo menos 214 (duzentos e quatorze) participantes. Conseguiu-se um total de 217 (duzentos e dezessete) questionários respondidos e validados.O resultado sugere que o teletrabalho se configura como uma ferramenta de gestão estratégica para instituições públicas, capaz de promover elevados níveis de produtividade e qualidade de vida entre os servidores. O estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias que promovam o bem-estar dos servidores e a eficácia organizacional. Além disso, oferece aos servidores, um espaço de participação ativo na construção de melhores níveis de promoção do bem-estar e da saúde organizacional.
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida, Teletrabalho, Programa de Gestão e Desempenho, IFPA.